19.6.12

Dia do Samurai em Santa Catarina


Dia do Samurai
     No hall Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, uma bela cerimônia, marcou a criação da Lei Estadual n. 15.275, de 04/01/12, a qual instituiu o "Dia do Samurai".
     Com um emocionante discurso o criador do Niten - Sensei Jorge Kishikawa,  citou as diversas atribuições dos Samurais na arte de servir e em seguida deu uma demonstração de velocidade e precisão em cada golpe desferido com sua katana. 

Na foto: Paulo Pierin, Iochihiko Kaneoya, Sensei Jorge Kishikawa, Paulo B. da Rosa, Roxana Shinohara, Noêmia Ogasawara Yuki e Luiz Kiyoshi  Nakayama  

24/04/2012 - 18h45min
Dia do Samurai tem sua primeira comemoração no Estado
O Dia Estadual do Samurai, instituído pela Lei Estadual nº 15.275/12, de autoria do deputado licenciado Jorge Teixeira (PSD), teve sua primeira comemoração na tarde desta terça-feira (24) no hall do Parlamento com o lançamento da espada oficial. Em destaque no calendário cultural da Assembleia Legislativa, o evento teve como convidado especial o presidente da Confederação Brasileira do Kobudo, o samurai Sensei Jorge Kishikawa.
Segundo o autor da proposta, o dia 24 de abril foi escolhido em homenagem ao aniversário do mestre. “Além de homenagear Kishikawa, considerado um difusor da prática do Kobudo no Brasil, a iniciativa vai ao encontro de toda colônia japonesa no país que já comemora a data, sendo que no estado os municípios de Freio Rogério, São Joaquim, Itajaí e Joinville contam com aproximadamente 5 mil descendentes”, comentou. Na ocasião, Kishikawa salientou que o samurai antigo e o samurai moderno possuem os mesmo valores, sendo que os samurais antigos estavam nas guerras literalmente, já o sensei atual utiliza-se desses ensinamentos estratégicos no seu dia a dia sem precisar utilizar da força bruta. “Com essa prática reafirmamos que os valores da arte são procurados e estão em sintonia com a sociedade moderna”, frisou.
Durante a homenagem o público pôde conhecer um pouco da trajetória do samurai e a filosofia de vida dos guerreiros, além de prestigiarem a arte da luta com espadas. Aos 48 anos de idade, com mais de 10 mil discípulos, Kishikawa ressalta que sempre se guiou pelos códigos de conduta do Japão Antigo, terra de seus ancestrais, tornando-se um samurai moderno.
Multicampeão de Kendo, luta derivada dos combates entre guerreiros japoneses, Kishikawa, que também serviu as Forças Armadas Brasileiras como médico oficial, ressalta que essas, entre outras atividades, serviram de pilares para sua trajetória, levando à criação do Instituto Cultural Niten, em 1993, em São Paulo, onde ensina a arte do duelo com espadas. Além do instituto, ele criou o método KIR, que em português é a sigla para “Recuperação Intensiva Através da Espada”, com base em conhecimentos adquiridos no Japão com descendentes dos últimos samurais. Dedicado à cultura de seus ancestrais, onde busca seu aperfeiçoamento visitando o Japão no mínimo uma vez por ano em busca do conhecimento, ele explica que a técnica da arte, “ajuda o individuo a ter tranquilidade, controle, disciplina e autoconfiança”.
A arte do samurai, no mundo corporativo, é muito procurada por executivos, vendedores, jovens, entre outros interessados em vencer desafios. Foco e persistência nas batalhas, essas são algumas das qualidades que tornaram seus ensinamentos tão atraentes nos últimos tempos. Atualmente o instituto atua com 40 unidades em 16 estados, em todas as regiões do Brasil, e também na Argentina, Chile, Uruguai e México. (Tatiani Magalhães) 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial